Instruções:
Desenrole 20 a 30cm da ligadura.
1.Enrole, uma vez, a ligadura na área a ser coberta.
2.Continue a enrolar a ligadura em torno da área, garantindo que cada volta cobre pelo menos metade da anterior.
3.A fim de garantir que a ligadura permanece no local, o final da ligadura não deve estar em contacto com a pele, mas deve cobrir completamente a anterior.
4.Conclua o enrolamento da ligadura pressionando, com a palma da mão, o final da ligadura sobre si mesma, durante alguns segundos.
5.A última volta da ligadura deve ser completa SEM QUALQUER TENSÃO.
6.Lavar a ligadura:
-Lavar à mão ou à máquina à temperatura máxima de 40°, sem detergente ou lixívia.
-Enxague e estique-a para secar.
Precauções de utilização:
‐Nunca use a ligadura diretamente na pele danificada ou ferida.
-Se usado para manter as compressas no local, a ligadura deve ser esterilizada antes de usar.
-Durante a aplicação, as bandas de fibra da ligadura devem permanecer com a sua curvatura natural, por forma a garantir que a ligadura é aplicada corretamente e não demasiado esticada.
-Se a pressão é muito grande, reduz a tensão aplicada na ligadura.
-Na flebologia, a ligadura pode ser aplicada antes de sair da cama – desde os dedos dos pés até à perna – e usado até voltar à cama.
-As fibras elásticas da ligadura podem ficar danificadas quando esta é utilizada, de forma prolongada ou repetida, para cobrir pensos de tratamento para feridas húmidas.
-Armazenar em local fresco e escuro.
Notas:
Não deve ser usado por pessoas que sofrem de patologia arterial (úlceras arteriais ou hipertensão arterial, ateriopatia grave ou suspeita).
Índice de Pressão Tornozelo-Braço (IPTB) < 0.8.
Não deve ser usado por pessoas que sofrem de microangiopatia relacionada com a diabetes, phlegmatia coerulea dolens (flebite azul dolorosa com compressão arterial), trombose séptica. Não deve ser usado em ulcerações causadas por infeção. Não deve ser usado por pessoas com alergia a látex ou outros componentes.
Não deve ser usado em entorses de grau III e IV.