Feridas

Uma ferida, tem a certeza? Uma ferida é uma lesão da pele. Apesar de muitas vezes superficiais, até mesmo as pequenas feridas requerem cuidados especiais para limitar o risco de infeção. É importante seguir várias etapas principais para tratá-las: limpeza, proteção e cicatrização.

Cortes e arranhões

Um corte ou arranhão, tem a certeza? Embora possam ser superficiais, até mesmo as pequenas feridas precisam de especial atenção. É importante seguir várias etapas principais para tratá-las: lavar a ferida com água limpa e desinfetar com um antisséptico. Em seguida, enxague e seque a ferida. Depois escolha o penso que irá protegê-la das impurezas e bactérias evitando qualquer risco de contaminação. Finalmente para garantir que não ocorram cicatrizes, aplique um penso cicatrizante assim que a ferida parar de sangrar. Ow, dói!

Queimaduras ou Queimaduras solares

Uma queimadura, tem a certeza? A queimadura é uma lesão do tecido, devida muitas vezes a um período de contacto com uma fonte de calor. Existem diferentes graus de queimadura de acordo com a gravidade: 1º grau (como queimaduras solares, com coloração vermelho vivo e lesões dolorosas) e 2º grau superficiais (aparecimento de uma bolha). Queima!

Picadas de Insectos

Picadas de Insectos, tem a certeza? Uma grande variedade de insetos morde e pica a pele, causando lesões que podem levar a uma respostas imunológica que se caracteriza pelo aparecimento de erupções cutâneas ou inchaço. Os principais insetos causadores dessas mordidas e picadas são mosquitos, percevejos, carrapatos, pulgas, ácaros, vespas, moscas e até mesmo alguns tipos de aranhas.  Comichão!

Movimentos desajeitados, quedas e contusões

Movimentos desajeitados, quedas e contusões? Movimentos desajeitados e quedas são muitas vezes a causa diária de inchaços e arranhões. Estes são geralmente benignos e podem ser aliviados usando soluções simples e eficazes. Ow, dói!