Uma ferida, tem a certeza? Uma ferida é uma lesão da pele. Apesar de muitas vezes superficiais, até mesmo as pequenas feridas requerem cuidados especiais para limitar o risco de infeção. É importante seguir várias etapas principais para tratá-las: limpeza, proteção e cicatrização.
Verrugas
Uma verruga, tem a certeza? As verrugas aparecem de várias formas, mais comumente nas mãos e nos pés. As verrugas comuns são normalmente ásperas e duras com uma aparência de “couve-flor”. As verrugas plantares muitas vezes têm bordos duros e espessos, com manchas pretas no centro. Inestéticas e recorrentes, as verrugas podem ser irritantes e dolorosas.
Cortes e arranhões
Um corte ou arranhão, tem a certeza? Embora possam ser superficiais, até mesmo as pequenas feridas precisam de especial atenção. É importante seguir várias etapas principais para tratá-las: lavar a ferida com água limpa e desinfetar com um antisséptico. Em seguida, enxague e seque a ferida. Depois escolha o penso que irá protegê-la das impurezas e bactérias evitando qualquer risco de contaminação. Finalmente para garantir que não ocorram cicatrizes, aplique um penso cicatrizante assim que a ferida parar de sangrar. Ow, dói!
Bolhas
Uma bolha, tem a certeza? As bolhas são compostas por um líquido translúcido contido dentro de uma fina camada de pele. Normalmente localizadas nos pés e mãos, estas aparecem após fricção repetida da pele (sapatos, equipamentos, etc.), podendo causar dores intensas. As bolhas são comuns e muitas vezes recorrentes
Calos
Calos, tem a certeza? Os Calos são formados devido à pressão localizada na pele em áreas de pressão e fricção (sapatos apertados, dedos deformados, etc.). Geralmente estão divididos em duas categorias, calos emergentes (localizados na superfície da pele) e calos estabelecidos (que já se desenvolveram mais profundamente no pé e causam dor intensa à medida que pressionam as terminações nervosas). Ow, dói!
Dor Plantar
Dor plantar, tem a certeza? As dores plantares são maioritariamente causadas devido ao achatamento do arco do pé. Adeptos de desporto e mulheres que usam saltos altos são muitas vezes os primeiros a sofrer com estas sensações de queimadura e calor. A planta do pé torna-se então dolorosa e sensível.
Entorse
Uma entorse, tem a certeza? Experienciou um trauma, distensão, hematoma ou entorse? Estes traumatismos ocorrem mais frequentemente durante a realização de atividades desportivas ou em acidentes quotidianos. Podem causar dores persistentes que duram por vários dias até várias semanas. Tenha cuidado para não realizar qualquer atividade excessivamente intensa que possa levar a uma nova lesão.
Gretas
Gretas, tem a certeza? Os mecanismos de defesa da pele causam inflamação, secura da pele e espessamento (hiperqueratose), resultando na quebra da superfície da pele (aparecimento de várias gretas profundas). Quer seja nas mãos ou nos pés, as causas mais frequentes são exposição ao calor e ao frio, exposição a produtos domésticos agressivos, por fricção ou realização de trabalhos manuais. As gretas na pele são dolorosas e difíceis de cicatrizar.
Unhas Danificadas
Unhas danificadas por fungos e traumatismos, tem a certeza? As unhas danificadas são um problema muito comuns que se pode dever a danos físicos (impactos) ou ao desenvolvimento bacteriano (sudorese). As unhas danificadas podem tornar-se esbranquiçadas ou amareladas, quebradiças e ásperas. Ahh, são tão feias!
Unhas Roídas
Unhas roídas, tem a certeza? Todos os dias milhares unhas são mordidas, roídas, arrancadas e geralmente maltratadas. Roer as unhas é um hábito compulsivo que causa desconforto estético e que pode ter consequências sociais. Roer as unhas é tão feio!